WondeRute...

Somos do tamanho dos nossos sonhos... escreveu Fernando Pessoa.

terça-feira, janeiro 03, 2006

O Grito... de Munch

Edvard Munch foi um pintor norueguês que se especializou em pintar as emoções. Ele dizia que não era importante pintar as pessoas, mas sim os seus sentimentos, a dor, o medo, a paixão... O curioso é que ele pintava um quadro diversas vezes, até ficar satisfeito. O quadro "O Grito", foi pintado 50 vezes antes do artista dar a obra por concluída. Paciência? Determinação? Mania de perfeição? Loucura? Talvez tudo isso…

Munch teve uma vida muito complicada - incluindo a perda dos pais ainda muito jovem
– e mostrou uma forte influência nesses factos durante a sua vida.
"O Grito" é talvez o seu quadro mais conhecido e mostra uma angustia interior descomunal. Não é só o personagem central que grita. Toda a natureza, todo o universo ao seu redor é um grito de desespero. As cores fortes, a paisagem que parece movimentar-se…

Esta é uma obra que me fascina… não por ser “bela”, mas porque me choca, pelos sentimentos de dor, desespero que transmite… Admiro a coragem e a forma que Munch teve de gritar ao mundo o que sentia. Por vezes ao olhar esta obra, consigo ver nele os meus próprios sentimentos…
(Quem me conhece bem diz... esta não é a Rute!!! Pessoal... são dias! )

1 Comments:

  • At 9:11 da tarde, Blogger Vanda said…

    bemmmm... e que dias!!! estás mesmo toda afanadinha!! deixa lá que o almocinho vai fazer bem, para ver se espevitas ;-) começa o ano de cabeça erguida e não te deixes levar pelas energias negativas.

     

Enviar um comentário

<< Home