WondeRute...

Somos do tamanho dos nossos sonhos... escreveu Fernando Pessoa.

terça-feira, março 21, 2006

Livro - As Pontes da Vida

As Pontes da Vida - Do Sofrimento Nasce a Poesia
Escrito por Vitor Gomes e Alfredina Ribeiro (Bertrand Editora),
duas pessoas que tem graves disfunções neuromotoras (Esclerose
Lateral Amiotrófica e Ataxia de Friedrich).
Este livro é fruto do envolvimento de muitas pessoas que possibilitaram que estes dois amigos nos mostrassem o seu formidável talento, num sonho realizado. Vitor Gomes utiliza o computador para escrever, com o programa "Grid" e um manípulo que activa com pequenos movimentos de cabeça.

Aqui fica um pequeno texto do livro, dedicado ao seu computador:
"O Magnífico Computador - À medida que a doença me foi aprisionando o corpo, a lucidez tornou-se, simultaneamente, a minha maior alegria e o meu maior sofrimento. Para quem como eu, sempre amou as palavras e o laborioso uso que delas se pode fazer, não poder escrever era abrir caminho à demência. Mais do que uma forma de comunicar, a escrita é sobretudo, uma terapia mental onde tento criar uma qualquer lógica apaziguadora. Poder juntar letras, criar palavras, construir frases, dar-lhes um sentido, desenvolver um racioncínio claro sobre o que me rodeia e mais profundamente me toca, devolveu ao meu ego um bem estar roubado pela doença. É por tudo isto (e muito mais) que resolvi escrever este texto: Uma humilde forma de agradecimento por me sentir vivo".

Este é um livro a duas vozes cristalinamente distintas, encontraram equilíbrio escrevendo poemas que são na sua essência a pura celebração das graças de estarem vivos: “o fim de cada dia é afinal o começo de outro; espero ainda Ter um dia de sonho que não venci”.

"Ambos têm fortes razões para estarem zangados com a sua natureza. Em ambos ela aprisionou-lhes o corpo, fez dele a gaiola da alma. Mas ambos recusam morrer com a canção dentro de si". João Lobo Antunes

Admiro a vossa força... vi a reportagem na televisão,
e desde logo senti uma enorme admiração por vocês.
Não desistiram de viver e agarraram e concretizaram o vosso sonho.
Vocês são um exemplo para todos nós... Obrigado!